terça-feira, 11 julho 2017

Giro Rural: Produção de ovos aumenta, em SP. Cotação do bezerro diminui. Preço da mandioca volta a subir.

11/07/2017 01:00
Boletim
Repórter: Umberto Ferretti

Produção de ovos aumenta, em SP.

Cotação do bezerro diminui.
Preço da mandioca volta a subir.
A produção de ovos disparou, nos últimos anos, no Estado de SP. Passou de 708 mil dúzias, em 2007, para 914 mil, em 2016. O levantamento foi feito pela Secretaria da Agricultura. Já o número de poedeiras cresceu 16 por cento, para quase 50 milhões. Investimentos em genética e em insumos, inclusive com a aplicação de novas tecnologias, também foram apontados como responsáveis pelo crescimento.

No Mato Grosso do Sul, o momento é ruim para os criadores de bezerros. E a culpa é da combinação oferta maior e demanda menor. Do começo do ano pra cá, o preço caiu mais de 20 por cento. Um animal que chegou a ser cotado acima de mil e 600 reais chega a ser vendido, hoje, na casa de mil e 100. Pra piorar, o custo de produção aumentou, em média, 10 por cento.

Já os produtores de mandioca comemoram a alta dos preços. Com pouca mercadoria disponível, a cotação média subiu 43 por cento, na comparação com os valores praticados um ano atrás. Dados do Cepea indicam que a tonelada posta na fecularia custava, semana passada, 488 reais. Também porque indústrias e atacadistas começam a voltar ao mercado para repor estoques.

Facebook